Páginas

sábado

LÓIDE, EUNICE E TIMÓTEO

“... pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.”2 Timóteo 1:5

Nós homens não podemos jamais esquecer, que como Timóteo, muito do que somos ou viremos a ser, devemos a ação amorosa de Deus através de mulheres virtuosas que fizeram, fazem ou ainda farão parte da nossa vida.

Graças à Deus, pela presença no mundo de mulheres como Lóide e Eunice. Mulheres com uma fé inabalável, bem firmada em Cristo Jesus e com a capacidade de transmitir a graça de Deus às pessoas de sua família e também as suas futuras gerações, para as quais se tornará impossível não carregar a doce recordação do quanto foram, através dessas mulheres, abençoadas por Deus.

Lembro-me ainda hoje, de quando na infância fui com minha mãe visitar minha bisavó, seu nome era Carlota, uma mulher de Deus, com seus noventa e poucos anos de idade (se não estou enganado), que não sabia falar de outra coisa senão de Jesus Cristo e de seu imenso amor pelas pessoas. Na história de minha família, ela foi a primeira, em quem a fé cristã veio habitar. 

Muitos anos já se passaram desde aquela visita, eu já cresci e hoje já sou um homem, e é para mim impossível não me enxergar como fruto do investimento daquela minha bisavó, que incansavelmente pregou o Evangelho aos seus e por eles intercedeu.Lóide gerou Eunice, que mais tarde gerou Timóteo. Não só foram gerados na carne, mas pela graça de Deus, também o foram na fé, que primeiramente habitou em Lóide, depois em Eunice e mais tarde em Timóteo, fazendo dele um grande homem de Deus.

É muito bom ao olharmos para trás, podermos enxergar mulheres como Lóide e Eunice. Eu pessoalmente creio que todos nós conseguimos as enxergar em nossa história; talvez elas nem estejam mais tão próximas de nós, ou já tenham até partido para junto do Pai, como é o caso de minha bisavó; mas uma coisa é certa, tais mulheres sempre estarão presentes em nossa lembrança, pois foram canais abertos por Deus, para que sua graça chegasse até nós e gerasse fé em nossos corações.

Creio que em nossos dias, Deus continua chamando mulheres para serem aquilo que Lóide, Eunice e muitas outras foram no passado. Não é por acaso que em muitos lares a fé cristã tem habitado primeiramente no coração de mulheres, sejam elas as avós, as mães, as esposas ou as irmãs. 

Se este é o seu caso, não se deixe desanimar, mas passe a se enxergar como um canal de bênçãos dentro do seu lar, como alguém que Jesus escolheu para começar algo grande e que vai envolver toda a sua casa; pois a fé que hoje habita em você, Jesus é poderoso para fazê-la transbordar sobre o coração de todos os seus e sobre o coração de suas futuras gerações.

Não se esqueça: a fé que primeiro habitou em Lóide chegou até o coração de Eunice e alcançou o coração do jovem Timóteo.

Mulheres como Lóide e Eunice, são aquelas que ouvem a Palavra de Deus falando aos seus corações: “...sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” 1 Co 15:58

Deus abençoe essas mulheres!
No amor de Cristo,
Pr. Júnior