Páginas

sábado

Jovens fortes e vencedores

"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno."   1 João 2.14

Será que a maior parte da juventude que freqüenta ou faz parte de nossas igrejas poderia ser descrita como os bravos guardadores da palavra de Deus e vencedores do Maligno? Ou será que, infelizmente, eles seriam melhor descritos como os fracos, que tratam com indiferença a palavra de Deus e por isso acabam derrotados e escravizados pelo inimigo?

Como pastor, sempre me vejo em contato com esses dois tipos de jovens: os apegados a palavra e os indiferentes a ela, os fortes e os fracos, os vencedores e os derrotados, os livres e os escravizados. Mas graças ao Senhor Jesus e a operação de Seu Espírito e poder, tenho tido a prazerosa experiência de ver os indiferentes tornarem-se apegados, os fracos tornarem-se fortes, os derrotados tornarem-se vencedores e os escravizados tornarem-se livres. Jovens que pela graça de Deus tiveram seus corações capturados pela palavra viva, poderosa, eficaz, penetrante e transformadora do nosso Senhor Jesus, provando assim de uma radical e edificante mudança de vida.

Não sei como você JOVEM tem reagido a palavra de Deus, mas sei que o desejo do Eterno é que a Sua doce e poderosa voz não apenas passe por você, mas permaneça como uma preciosa semente lançada por Ele na boa terra do seu coração e ali germine, cresça, frutifique e se torne provisão para muitos. 

Infelizmente, algumas pessoas passam toda a sua juventude, e, em alguns casos, toda uma vida, provando apenas das rápidas e superficiais visitas das verdades de Deus, e não sei como ainda conseguem se dar por satisfeitas em meio a tamanho vazio e necessidade. Misericórdia! Estes são os da "beira do caminho", são os do "solo rochoso" ou "cheio de espinhos" lá da parábola do semeador (Mc 4.1-20).

Caso você se encaixe nesse perfil descrito acima, se desespere pelo menos um pouco pela tristeza de sua realidade, pois entendo que um pouco de desespero pode nos despertar e mover para fora do comodismo e apatia em que às vezes nos encontramos, para que descubramos que ainda há esperança para nós e provemos do milagre de ver  o Semeador não só lançando sementes, mas também amolecendo a terra, tirando as pedras, arrancando os espinhos e fazendo do nosso coração uma terra por Ele preparada e cultivada. 

E como é bom quando podemos olhar para trás e ver como a terra de nosso coração melhorou na caminhada com Cristo e que muitas das sementes que foram plantadas em nosso passado, seja ele distante ou próximo de nós, já deram origem a belíssimos frutos, que a maioria de nós jamais ousou sequer imaginar que um dia fariam parte de nossa vida e história. 

Você que é jovem ou ainda se considera um (este é o meu caso), estude, trabalhe, ame a vida, divirta-se bastante, dance, cante, faça novos amigos a cada dia, sonhe, almeje alcançar o impossível, pule, grite, role pelo chão, ria e sorria muito, chore também. MAS, POR FAVOR! Não deixe de fazer o mais importante: OUÇA O SENHOR FALANDO COM VOCÊ. Seja impactado e moldado pela palavra de Deus, valorize momentos de meditação a cada manhã, separe sempre um tempo a cada dia para orar e conversar com seu Criador, e caminhe nesta terra em direção a eternidade, com o seu coração envolvido e tratado pelas verdades de Deus, bem forte e vencedor, pois foi para isso que o Senhor te chamou.

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra."
Salmo 119.9

Deus abençoe sua vida!
No amor de Cristo,

Pr. Júnior