Páginas

domingo

DIAS MAUS...



“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” Ef. 6.11-13



DIAS MAUS - I

Às vezes nos descuidamos e facilmente nos esquecemos ou negligenciamos o fato de estarmos em constante luta contra as forças espirituais do mal. Racionalizamos demais as coisas, enquanto deveríamos discerni-las espiritualmente. Atentamos demais para o que vemos e deixamos de dar a devida atenção para aquilo que não vemos. Travamos batalhas que não deveríamos lutar e abandonamos aquelas em que deveríamos estar inteiramente envolvidos. Buscamos encontrar um paliativo para os nossos “dias maus” e todas as suas adversidades, enquanto deveríamos atacar a sua origem. Afinal de contas, para isso fomos arregimentados por Cristo, somos soldados de Cristo e estamos em serviço (2 Tm 2.3-4

DIAS MAUS - II

Existem os "dias maus". Com toda certeza você já os conhece por experiência própria. São aqueles dias em que o nosso coração se vê bombardeado numa intensidade acima da nossa capacidade de absorção, pelas ciladas do inimigo, pelos problemas, lutas, tentações, perdas, decepções, frustrações, aflições, crises e contratempos, que assaltam nossa vida e roubam de nós aquela perspectiva de paz, alegria, satisfação que tanto nos realiza e motiva na caminhada cristã.

Ainda não descobri e não creio que exista, uma forma de neste mundo estarmos totalmente imunes da experiência de passarmos por dias assim. Eu já passei e certamente ainda passarei por muitos desses dias. E sei que assim também será com você. Mas isso não significa que não possamos resisti-los, e, por fim, triunfarmos sobre eles. Para isso basta estarmos devidamente preparados em Deus com a armadura que ele graciosamente nos concede.

DIAS MAUS -  III

O problema é que somente vestimos uma armadura quando compreendemos a necessidade que temos dela e o risco que corremos em permanecermos sem ela. E, infelizmente, são pouquíssimos aqueles que têm tido essa compreensão e percepção espiritual: de que estamos em batalha; de que devemos estar constantemente e devidamente preparados para a luta; que essa batalha acontece acima de nossas cabeças e pelas nossas cabeças; e que é nessa realidade que os "dias maus" têm a sua origem e sustentação.

E é nessa hora, que, despreparados e muitas vezes ignorantes para com o que acontece ao nosso redor, sofremos o impacto dos "dias maus" com seus golpes e adversidades, sendo por eles abalados, desanimados e derrubados na caminhada. E quase sempre demora bastante para nos reerguermos novamente e retomarmos posição.

DIAS MAUS IV

“Os ataques contra nós são a prova de que estamos em guerra (...) quando um homem é apenas um cidadão comum, os inimigos do Rei não se preocupam com ele. Mas quando vêem que ele aceitou o selo real, o escudo, a adaga, a espada, a aljava e o uniforme de soldado, rangem os dentes e fazem tudo o que podem para destruí-lo. Que não sejamos apanhados cochilando”. John Climacus

Precisamos urgentemente entender, que os "dias maus" podem alcançar a vida de qualquer pessoa; mas que triunfar sobre esses dias é algo sublime, que apenas alguns conseguem. E estes são aqueles cingidos com a verdade, protegidos pela couraça da justiça, calçados com a preparação do Evangelho, cercados pelo escudo da fé, guardados pelo capacete da salvação e armados com a espada do Espírito. Estes são os bons soldados de Cristo que aprenderam a se revestir com toda Sua armadura.

No amor de Cristo,
Pr. Júnior