Páginas

sexta-feira

SAUDADE DA IGREJA ...

SAUDADE SINCERA...

“Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho...” (Fp.1:8)

“Tendo eles (a Igreja) orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” Atos 4.31

Não sei quanto a você, mas sempre que eu, como parte da Igreja de Cristo Jesus, medito no livro de Atos dos Apóstolos, em relatos como o mencionado acima (At 4.31), o meu coração se enche de saudade de tudo o que vejo acontecer à igreja naquele tempo e espaço; então me pergunto: qual teria sido a intenção de Deus ao inspirar e preservar para nós a história desses primeiros dias da comunidade cristã? Talvez, a intenção fosse a de provocar em nós um sentimento de saudade: da intensa vida de oração, das manifestações visíveis e invisíveis de Deus, da comunhão íntima e verdadeira entre irmãos, da plenitude do Espírito Santo e da intrepidez na proclamação do Evangelho da Paz.

Saudade, não de algo que passou e tudo o que restou foram lembranças que farão o coração para sempre doer; mas creio eu, saudade que ainda podemos e devemos saciar – pois tudo o que a Igreja provou ontem continua a disposição dela hoje – basta buscarmos em Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, o Cabeça do corpo, aquele que “a alimenta e dela cuida” (Ef 5.29), e que “ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). Glória a Deus!

A saudade dessas realidades bíblicas, não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, faz muito bem, visto que traz para o coração um desejo sincero de provar, de novo, daquilo que já foi real um dia em nossa vida como Igreja de Cristo Jesus, que não mudou, mas continua sendo em sua essência: a “igreja dos primogênitos arrolados no céu” (Hb 12.23); “a casa de Deus (...) a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Tm 3.15). Que o nosso coração sinta saudade, para que depois desfrute da delícia de poder saciá-la.

Sou contra todo tipo de nostalgia utópica, permanente, paralisante e depressiva; mas sou inteiramente a favor de uma saudade saudável, intensa, provocada pelo Espírito de Deus e que nos impulsione em direção aos princípios, valores e experiências do Reino, que em algum momento deixamos para trás, mas que ainda estão ao nosso alcance em Cristo Jesus.

Sou a Igreja de hoje e tenho saudade da Igreja que a Bíblia diz que fui ontem.

Que o Senhor nos abençoe! Com muita saudade saciada em Cristo Jesus.

No amor de Cristo,

Pr. Júnior